A vulvite também pode ser chamada de vulvovaginite, porém, elas apresentam algumas pequenas diferenças. Falaremos sobre isso no post de hoje. Acompanhe!
Índice
Enquanto a vulvite é uma irritação que ocorre na região externa (na pele da vulva), a vulvovaginite é uma inflamação que pode se manifestar tanto na vulva quanto na vagina.
Geralmente, os mesmos micro-organismos que causam doenças como a Tricomoníase, Candidíase e a Clamídia, podem provocar a vulvite e a vulvovaginite.
Também podem ocorrer devido ao uso de produtos alergênicos, tais como calcinhas com tecido sintético, papel higiênico perfumado, sabonetes com perfume, ou até mesmo pelo uso de ducha vaginal.
Vale ressaltar que a imunidade baixa também é um dos fatores que ajudam no desenvolvimento da inflamação. E também existe a vulvite na mulher climatérica.
Entre os sintomas mais comuns de vulvite e vulvovaginite estão:
A melhor coisa a se fazer é consultar o ginecologista para descobrir qual é o agente causador por meio de exames diagnósticos.
Em geral, o tratamento é feito à base de medicamentos cicatrizantes, antifúngicos, antibacterianos e antibióticos tópicos e por via oral.
Em casos de vulvite na mulher climatérica, o tratamento consiste em tópico hormonal, indicado para evitar incômodos e prevenir o desenvolvimento de um câncer vulvar.
Você já conhecia essas diferenças entre vulvite e vulvovaginite? Já teve ou conhece alguém com uma dessas enfermidades?
Conte-nos nos comentários e compartilhe o conteúdo!