BLOG

13 dicas após a cesariana

Algumas mulheres escolhem fazer o parto por cesariana. Outras precisam desse procedimento em função de fatores que impedem o parto normal. Independentemente do que levou à realização do procedimento, é preciso alguns cuidados após ele.

Afinal, não podemos esquecer que, embora a cesariana marque um momento muito especial na vida da mulher, ela é uma cirurgia. Por isso, existem alguns riscos envolvidos durante a fase de recuperação, mas que podem ser evitados adotando algumas medidas e cuidados básicos.

Neste artigo listamos algumas dicas para a recuperação no pós-parto da cesariana, a fim de que você não tenha nenhum tipo de complicação e passe por essa fase da melhor forma possível, aproveitando cada momento ao lado do seu bebê. Continue lendo!

1. Mantenha repouso absoluto

Os primeiros cinco dias após a realização da cesariana exigem da mulher um repouso absoluto. Isso significa que ela deve se abster de qualquer esforço e, quanto menos fizer, melhor. O ideal é que nesse momento ela aproveite para se dedicar exclusivamente ao bebê.

2. Cuide bem da cicatriz

Uma das principais recomendações para ter uma boa recuperação é tomar cuidado com a cicatriz. É fundamental que ela esteja sempre limpa para evitar inflamações ou infecções. O local deve ser higienizado com água e sabão neutro, com atenção a qualquer manifestação como abertura, sangramentos ou secreções.

3. Evite carregar peso

Durante os primeiros 15 dias após a realização da cesariana é fundamental que a mulher evite carregar peso e também não realize qualquer movimento brusco. O esforço pode prejudicar a cicatrização, bem como desencadear dor.

4. Retome a rotina aos poucos

Conforme os dias forem passando, a mulher pode retomar a sua rotina aos poucos. Passados os cinco primeiros dias, ela pode voltar a se movimentar sem grandes esforços; após duas semanas, pode retomar algumas atividades mais leves. Conforme se sentir confortável, pode aumentar o ritmo, mas atividades mais intensas, apenas após 45 dias.

5. Não passe nada na cicatriz

O uso de pomadas, cremes ou loções é contraindicado para a região da cicatriz. Geralmente, não há necessidade de nenhum complemento para que a pele se recupere. Por isso, apenas utilize esses produtos caso o obstetra recomende.

6. Reduza o inchaço com massagens

Após o parto o corpo da mulher pode acumular líquidos e inchar. A tendência é voltar ao normal naturalmente com o tempo, mas você pode acelerar o processo por meio de massagens e drenagens linfáticas. Porém, sempre converse com o médico antes.

7. Beba bastante água, ative o intestino e mantenha a produção de leite

É natural que o intestino fique um pouco preguiçoso depois do parto, mas você pode minimizar esse sintoma bebendo bastante água para ativar a motilidade dele. Outra medida interessante é adotar uma dieta leve e rica em alimentos naturais, principalmente fibras. Deve-se lembrar também que, a água é parte importante na composição do leite materno, pois para dar conta de tamanha produção, e ao mesmo tempo, nutrir o bebê, o corpo feminino necessita de uma grande quantidade de líquido.

8. Respeite seus limites

Deixamos algumas estimativas de prazo para recuperação após a cesariana, mas isso não é uma regra. O ideal é que você respeite os seus limites. Se perceber que alguma atividade provoca dores ou desconfortos, não realize. Espere até que seu corpo esteja pronto.

9. Espere um pouco para fazer tratamentos estéticos

Depois da gravidez, é comum que a mulher fique com sua pele mais sensível, por isso, é recomendado esperar um pouco mais para fazer tratamentos estéticos, pois podem surgir irritações e manchas. De toda forma, isso não é uma regra. Assim, o ideal é que você peça a recomendação do seu médico e sempre use o protetor solar.

10. Mantenha relações sexuais com proteção

Não se esqueça de que após dar à luz o corpo da mulher aos poucos se recupera e em pouco tempo o ciclo menstrual se reinicia. Portanto, você pode engravidar de novo se não se cuidar. As relações sexuais podem ser reiniciadas após 30 dias, mas sempre com proteção para que não haja uma gravidez não planejada.

11. Prefira absorventes externos

Após a cesárea o corpo da mulher vai eliminar todos os líquidos produzidos durante a gestação, então, será preciso usar absorventes. Prefira os externos, evitando os internos e coletores, porque eles aumentam as chances de infecção.

12. Durma em uma posição confortável

Em especial nos primeiros dias a mulher pode sentir desconforto ou dificuldades na hora de dormir. Mesmo assim, não existe uma posição recomendada para todas, e você pode se deitar conforme for mais confortável. Para algumas seria de lado, para outras com a barriga para cima. Nenhuma é proibida e você pode dormir até mesmo de bruços, se não sentir dor.

13. Descanse bastante

Depois da cirurgia seu corpo precisará de energia para se recuperar. Somado a isso, está chegada do bebê, que exige uma mudança de rotina da mãe. Portanto, o melhor que você pode fazer é descansar. Se possível, adie compromissos e se dedique a você e ao seu filho.

Não se esqueça de que o melhor é sempre seguir as recomendações do seu médico. Além disso, sempre que sentir algum desconforto ou perceber qualquer problema com sua cicatriz, converse com esse especialista para evitar complicações.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

ACOMPANHE NO INSTAGRAM @CLINICARUBENSDOVAL

instagram-dr-rubensduval   facebook-dr-rubensduval   youtube-dr-rubensduval  EMAIL-CLINICA-RUBENS-DO-VAL (1)

@clinicarubensdoval

FUNCIONAMENTO
SEG. A SEX: 08:00 ÀS 21:00
SAB: 08:00 ÀS 12:00

agende-sua-consulta-rubens-do-val

TELEFONES

 UNIDADE PINHEIROS 
            Central de atendimento:
            (11) 2227-8844
            99817-1580
            99905-4101

 UNIDADE TATUAPÉ
            (11) 2227-8844

 UNIDADE BARUERI
            (11) 2227-8844

Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

instagram-dr-rubensduval   facebook-dr-rubensduval   youtube-dr-rubensduval  EMAIL-CLINICA-RUBENS-DO-VAL (1)

FUNCIONAMENTO

SEG. A SEX: 08:00 ÁS 21:00

SAB: 08:00 ÁS 12:00

TELEFONES

UNIDADE PINHEIROS
Central de atendimento:
(11) 2227-8844
99817-1580
99905-4101

UNIDADE TATUAPÉ
(11) 2227-8844

UNIDADE BARUERI 
(11) 2227-8844

@CLINICARUBENSDOVAL

Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

× Como posso te ajudar?