Logo Clínica Rubens do Val

A Laqueadura pode falhar?

Atualizado em 16/03/2022
Tempo de leitura: 2 min.

A laqueadura é uma cirurgia para a esterilização involuntária definitiva, onde as trompas das mulheres são cortadas e amarradas, evitando assim, o contato dos óvulos com os espermatozoides.

Muitos me perguntaram se esse procedimento pode ter falhas. Continue nos acompanhando e descubra!

Sim, a laqueadura pode falhar! Existem diversos trabalhos na literatura falando de uma falha entre 1 para 1.000 e 1 para 10.000 situações. As chances são pequenas, mas pode sim acontecer!

Como a Laqueadura é feita?

Hoje em dia, fazemos a laqueadura por uma técnica cirúrgica chamada de "Videolaparoscopia". Esta é uma técnica onde um pequeno pertuito é feito no umbigo, uma câmara óptica entra e faz outros dois pertuítos na região pélvica, nisso, as pinças entram e realizam a laqueadura.

No processo de laqueadura, nós seccionamos um pedaço da trompa, e é de forma tal que a paciente não consegue mais engravidar. Nós impossibilitamos o trajeto do óvulo e do espermatozoide por dentro dessa trompa.

É um procedimento rápido, você se interna pela manhã e já vai embora à tarde. É feito com anestesia geral e a recuperação é praticamente de imediato.

Quais os efeitos colaterais da laqueadura?

Os efeitos são praticamente inexistentes! Algumas pacientes têm uma alteração de fluxo menstrual, mas isso também não é algo frequente.

Devo lembrar que a laqueadura não engorda e não mexe com nenhum tipo de hormônio feminino.

A Laqueadura falha mais que o DIU e o Implante?

O DIU hormonal e o implante, também hormonal, possuem uma porcentagem de falha menor do que 1%, em torno de 1% para o DIU e 0,5% para o Implante.

Logicamente, o índice de falha deles, estatisticamente, é muito maior do que o da laqueadura, que tem uma chance de falha ainda menor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 13 / 04 / 22
Contracepção é o ato de evitar a gravidez. Os métodos desse controle incluem medicamentos, procedimentos, dispositivos e comportamentos. No post de hoje,discutiremos se é possível fazer seu uso durante a amamentação.. Confira!
Ler Mais
 | 20 / 10 / 21
O DIU de prata é um dispositivo intrauterino sem efeitos hormonais. Confira como funciona se vale a pena utilizar o DIU de prata.
Ler Mais
1 2 3 8
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

Clínica Rubens Do Val 2022 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross
× Como posso te ajudar?