BLOG

Cesária, Dr. Rubens tira suas dúvidas

Pacientes mandaram perguntas em nosso Instagram @clinicarubensdoval

Quando a cesárea é indicada?

Existem inúmeras indicações obstétricas de cesárea, são elas:

  • alteração do crescimento do bebê;
  • alteração do líquido amniótico;
  • pressão alta;
  • diabetes;
  • posição anômala do bebê;
  • bebês sentados, entre outras.

Sedativo e anestesia são usados na cesária?

A sedação é muito evitada no parto. Não podemos usá-la antes de o bebê nascer porque o sedativo pode entrar na corrente sanguínea, passar para o bebê e ele nascer sedado. Portanto, a sedação é feita no pós-nascimento em casos extremos. Na grande maioria das vezes, isso não acontece.

Logicamente a anestesia é utilizada na cesárea. A mais ideal é a raquianestesia com uma agulha muito fina para evitar dores de cabeça. Juntamente com a anestesia, utilizamos a morfina para conferir a analgesia da paciente por 24 horas.

Quanto tempo leva para cicatrizar um corte de cesária?

Demora como qualquer outra cirurgia. Em torno de 30 dias está cicatrizado perfeitamente, podendo voltar às atividades normais, vida sexual, academia, ginástica, entre outros.

 

Quais os prós e os contras da cesárea?

A cesárea quando bem indicada tem todos os prós e a mal indicada tem todos os contras. Se você for levar em consideração ao parto normal, é óbvio que você terá um período maior de dor e mais incômodo.

 

Quantas cesáreas podemos fazer?

Não tem um limite exato, porém é preciso saber que a cada cesárea que for feita, a próxima é tecnicamente mais difícil. Você pode fazer 5 ou 6. Já chegamos a fazer em seis pacientes a sétima cesária.

 

É normal sentir dor no local do corte mesmo depois de meses?

É uma coisa que pode acontecer, mas precisa ser investigado para ver se não tem endometriose nessa parede, aderência, alteração de ponto, entre outros fatores. Em suma, pode acontecer de ter dor sim, mas deve ser tratado.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?