BLOG

Ciclo menstrual irregular? Descubra o que pode causar o problema

Para muitas mulheres, a menstruação é regular e não apresenta nenhum tipo de problema. Mas, para outras, o ciclo menstrual acaba sendo curto, ou tendo uma duração maior que o normal e com muita intensidade de fluxo. Por outro lado, também pode acontecer de a mulher menstruar até duas vezes no mês, o que não significa um problema. Às vezes, isso pode ser até normal. Por isso, é importante observar todas as caraterísticas do padrão menstrual, e estar atenta a essas alterações.

No post de hoje, falaremos mais sobre este assunto, e explicaremos o que pode causar um ciclo irregular. Acompanhe!

A duração do ciclo

O ciclo menstrual começa a ser contado a partir do primeiro dia da menstruação, ou seja, cada vez que a mulher menstrua é um novo ciclo que se inicia. Os ciclos podem ser mais curtos, com 22 dias, ou mais, e longos, próximos dos 35 dias. Mas nunca podem ser menores do que 22, ou maiores que 35.

Se essa variação não ocorrer, é possível dizer que é um ciclo anormal. Portanto, ciclos de 21, ou maiores que 35 dias, são anormais. Isto quer dizer que, uma mulher menstruando com ciclo de 22 dias, pode menstruar, realmente, duas vezes no mesmo mês. Por exemplo, se ela menstruar no dia 1º, no dia 23 ela pode menstruar novamente, e o ciclo ser totalmente normal.

Via de regra, os ciclos de formas mais comuns, variam entre 26 e 30 dias, o que seria o normal do normal. Mas, se o ciclo for 21 dias ou menos, é recomendado que a mulher procure o médico ginecologista.

Principais causas do ciclo irregular

As causas de ciclos anormais podem estar relacionadas a alterações anatômicas, como pólipos ou miomas. E ainda existe a alteração hormonal, ou seja, o mau funcionamento do eixo neuroendócrino, ou ainda pela ingestão anômala de hormônios.

Gostou do post de hoje? Deixe um comentário abaixo!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?