Logo Clínica Rubens do Val

Coceira na vagina: por que ela acontece?

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.
A imagem está mostrando uma mulher deitada de blusinha e calcinha.

A coceira, ou também chamado de prurido vulvovaginal (porque também pode acometer tanto a vulva, quanto a vagina) ou mesmo os ardores vulvovaginais, são uma das coisas que mais se podem incomodar as pacientes.

Essas coceiras, ou ardores, podem ser causados por diferentes fatores, como fungo, bactéria, o uso de algum produto químico para lavagem de roupa, a própria roupa, ou ainda a parte hormonal, como na menopausa, ou seja, a falta de hormônio levando a esta coceira.

Possíveis causas da coceira na vagina

A causa mais frequente de coceira vaginal é a infecção fúngica, principalmente pela candida albicans, um fungo que leva ao corrimento, coceira e a irritação vaginal. Alguns tipos de sabonete também podem levar à coceira, por alteração do pH vaginal.

E alguns tipos de tecido podem levar à coceira, por isso, os ginecologistas sempre pedem para as pacientes darem preferencias às calcinhas de algodão, evitando principalmente os materiais sintéticos.

Alterações alérgicas também podem levar à coceira, pelo uso de sabonetes, tecido, ou produtos com que as roupas são lavadas.

Uma outra patologia muito comum, e que causa incômodos nas mulheres, é a infecção pela DST ou Herpes, que podem incomodar bastante também.

Lembrando ainda que também são causas de prurido vulvar, além destas citadas acima, as neoplasias vulvares e o líquen escleroso.

Além destes, o próprio câncer de vulva também pode começar com o prurido vulvar, ou até se estabelecer através do mesmo.

Assim sendo, o prurido vulvar é uma coisa séria, e merece uma atenção especial. Não se deve utilizar apenas uma pomada. Mas, você não estará tratando nada, e estar diante de uma doença séria.

Por isso, é muito importante consultar o médico ginecologista para que ele avalie e descubra a verdadeira causa da coceira vaginal. 

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 12 / 10 / 21
A cistite é um processo inflamatório bacteriano que pode causar sérias complicações ao não ser devidamente tratada. Confira quais são os sintomas e o que pode causar a cistite.
Ler Mais
 | 05 / 10 / 21
O corrimento pode indicar que algo está errado na região íntima feminina, portanto, é necessário saber identificar quando é preocupante, confira.
Ler Mais
1 2 3 10
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

Clínica Rubens Do Val 2022 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross
× Como posso te ajudar?