Coceira na vagina: por que ela acontece?

por

A coceira, ou também chamado de prurido vulvovaginal (porque também pode acometer tanto a vulva, quanto a vagina) ou mesmo os ardores vulvovaginais, são uma das coisas que mais se podem incomodar as pacientes.

Essas coceiras, ou ardores, podem ser causados por diferentes fatores, como fungo, bactéria, o uso de algum produto químico para lavagem de roupa, a própria roupa, ou ainda a parte hormonal, como na menopausa, ou seja, a falta de hormônio levando a esta coceira.

Possíveis causas da coceira na vagina

A causa mais frequente de coceira vaginal é a infecção fúngica, principalmente pela candida albicans, um fungo que leva ao corrimento, coceira e a irritação vaginal. Alguns tipos de sabonete também podem levar à coceira, por alteração do pH vaginal.

E alguns tipos de tecido podem levar à coceira, por isso, os ginecologistas sempre pedem para as pacientes darem preferencias às calcinhas de algodão, evitando principalmente os materiais sintéticos.

Alterações alérgicas também podem levar à coceira, pelo uso de sabonetes, tecido, ou produtos com que as roupas são lavadas.

Uma outra patologia muito comum, e que causa incômodos nas mulheres, é a infecção pela DST ou Herpes, que podem incomodar bastante também.

Lembrando ainda que também são causas de prurido vulvar, além destas citadas acima, as neoplasias vulvares e o líquen escleroso.

Além destes, o próprio câncer de vulva também pode começar com o prurido vulvar, ou até se estabelecer através do mesmo.

Assim sendo, o prurido vulvar é uma coisa séria, e merece uma atenção especial. Não se deve utilizar apenas uma pomada. Mas, você não estará tratando nada, e estar diante de uma doença séria.

Por isso, é muito importante consultar o médico ginecologista para que ele avalie e descubra a verdadeira causa da coceira vaginal.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo e compartilhe em suas redes sociais!

ACOMPANHE NO INSTAGRAM @CLINICARUBENSDOVAL

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

instagram-dr-rubensduval   facebook-dr-rubensduval   youtube-dr-rubensduval  EMAIL-CLINICA-RUBENS-DO-VAL (1)

@clinicarubensdoval

FUNCIONAMENTO