Logo Clínica Rubens do Val

Curiosidades sobre o período gestacional 

Atualizado em 20/07/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Muitas mulheres acabam possuindo diversas dúvidas durante o período gestacional, não sabendo identificar algumas fases durante sua gravidez e se existem alguns sintomas ou métodos que possam ajudá-las. 

Neste post, falaremos  sobre algumas curiosidades obtidas durante o período gestacional, como a sensação de movimentação do feto, cálculo para a data do parto  e tipos de exame para a descoberta do sexo do bebê. Acompanhe!

A partir de quando posso sentir os movimentos do bebê?

O bebê se mexe o tempo todo, desde o início da gestação, porém esses movimentos não são sentidos pela mãe; a sensação de movimento do feto, ocorrem em torno da vigésima semana, cerca de quatro meses e meio de gestação, um pouco mais precoce a percepção desses movimentos para as pacientes que já tiveram o primeiro filho e geralmente são tardios para os pacientes que estão tendo o primeiro filho, conhecidas também como primigestas.  

Início da Gestação e Data do Parto 

A data provável do parto é calculada a partir da data em que ocorreu a última menstruação. É necessário que a paciente acrescente 7 dias na data analisada, e no mês, você subtrai 3, assim você terá a data do parto. 

Para o cálculo da idade gestacional, a gestante deve analisar a última semana, o dia da última menstruação e a partir disso ir acrescentando as semanas, para auxiliar o processo pode-se utilizar o calendário. 

Nós, obstetras, dizemos que a gestação começa no último dia em que veio a última menstruação e a partir disso, iniciamos a contagem semanal. 

Exames para descobrir o Sexo do Bebê 

A partir do momento em que a gestação é confirmada, todo mundo quer descobrir o sexo do bebê. O sexo do bebê, geralmente é visto no exame de ultrassonografia, por volta da 14ª semana, mais ou menos, 15ª semana, já é possível ver com bastante certeza o sexo do bebê. Caso você esteja um pouco mais curioso, é possível realizar a sexagem, que se trata de um exame de sangue, onde o sangue materno é colhido, e pode ser realizado entre a oitava e a décima semana.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com os seus amigos e continue nos acompanhando para ler mais sobre o assunto. 

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 01 / 02 / 24
Descubra recomendações valiosas para uma recuperação pós-parto bem-sucedida. Saiba mais!
Ler Mais
 | 09 / 11 / 23
Existem vários cuidados que precisam ser adotados no pré-natal para que a mulher tenha uma […]
Ler Mais
1 2 3 24
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:00 | 23/05/2024
magnifiercross