Logo Clínica Rubens do Val

É saudável utilizar o coletor menstrual? Entenda!

Atualizado em 13/07/2022
Tempo de leitura: 3 min.

O uso do coletor menstrual é liberado para a maioria das mulheres, já que os riscos que oferece são muito baixos e estão relacionados principalmente com o uso incorreto. A higienização e o armazenamento adequados garantem a segurança evitando possíveis infecções.

O coletor menstrual é uma alternativa para as mulheres que não se sentem confortáveis utilizando os absorventes comuns. Pode ser em função de alergias que ele provoca na pele, pela sensação do uso ou mesmo por uma questão ambiental, para evitar a produção de resíduos.

Entretanto, o sistema de funcionamento do coletor menstrual é bem diferente. Por isso, as mulheres ainda têm dúvidas se é de fato seguro utilizar ou se ele pode oferecer riscos. Pensando nisso, preparamos este material para trazer informações confiáveis sobre o uso do coletor menstrual.

Continue lendo para descobrir se ele é de fato seguro ou não, e ainda veja se existe alguma restrição de uso!

Qualquer mulher pode usar o Coletor Menstrual?

O coletor menstrual pode ser utilizado tanto pelas mulheres que já tiveram filhos quanto por aquelas que ainda não pariram. Para atender essas duas necessidades, existem diferentes tamanhos de coletor.

O uso também é liberado para as mulheres que ainda não tiveram relação sexual. Entretanto, nesse caso, existe o risco de rompimento do hímen, uma vez que é necessário inserir o coletor no canal da vagina.

Existem casos em que a colocação do coletor menstrual pode causar desconfortos ou dor, como para as mulheres com alterações anatômicas no colo do útero ou septos vaginais.

Sendo assim, é interessante conversar com o ginecologista para analisar junto ao especialista as características individuais e definir se o coletor pode ser utilizado sem problemas, ou se existe alguma restrição.

O Coletor Menstrual oferece algum risco?

Em relação ao dispositivo em si, o coletor menstrual não oferece riscos para a saúde da mulher. Ele é produzido em material flexível, como silicone ou látex, então, se ajusta com perfeição ao corpo da mulher sem agredir a região nem causar desconfortos.

Por isso o seu uso é seguro e não oferece risco quando utilizado corretamente. Mas é importante ressaltar que se não forem adotadas as medidas corretas de higiene podem ocorrer infecções devido à proliferação de micro-organismos.

Existe um tempo adequado de uso do coletor menstrual, que varia de 6 a 12 horas dependendo da intensidade do fluxo de cada mulher. Após esse período, ele deve ser retirado, esvaziado e higienizado.

O armazenamento também precisa ser feito do modo correto e de acordo com as orientações do fabricante. Isso evita a contaminação do coletor e as complicações que citamos.

É importante considerar os riscos individuais, no que se refere às características do organismo de cada mulher. Isso porque algumas apresentam alergia ao látex ou ao silicone, então, é preciso ter atenção à composição do coletor para evitar reações alérgicas ou irritações. 

Como usar o Coletor de forma segura?

Para fazer um uso seguro do coletor menstrual, comece conversando com seu médico ginecologista de confiança para verificar se em seu caso pode haver alguma restrição. Se não houver, escolha um coletor do tamanho adequado e observe a composição do produto, caso você tenha problemas alérgicos.

No dia a dia, como explicamos, a troca do coletor não deve exceder 12 horas. Ele deve ser lavado com água e sabão neutro, o que pode ser feito durante o banho ao longo dos dias de menstruação.

Antes de guardar para o próximo período menstrual, é preciso esterilizar o coletor mantendo em água fervente em um recipiente específico e de uso exclusivo. Depois, armazenar corretamente.

O fabricante pode dar mais recomendações a respeito da higienização, do uso e do armazenamento do coletor menstrual. Por isso, observe muito bem as instruções para utilizar da melhor forma e não correr nenhum risco. Contudo, de modo geral, essa opção é segura para a mulher.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 17 / 05 / 22
Atrasos no ciclo menstrual da mulher são considerados comuns, já que vários fatores podem provocar essa condição. Saiba quais são as causas desses atrasos. 
Ler Mais
 | 01 / 02 / 22
A amenorreia é uma disfunção caracterizada pela ausência de menstruação. Confira quais são as possíveis causas e quais seus tratamentos.
Ler Mais
1 2 3 7
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

Clínica Rubens Do Val 2022 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross
× Agende sua consulta