Logo Clínica Rubens do Val

Existem chances de engravidar mesmo usando DIU?

Atualizado em 19/07/2023
Tempo de leitura: 2 min.

Como nenhum método contraceptivo é 100% seguro, sempre existe o risco de uma gravidez não planejada, inclusive usando o DIU. Contudo, a eficácia desse método ultrapassa os 99%. Sendo assim, ele é considerado muito eficaz.

O dispositivo intrauterino (DIU) é posicionado dentro do útero da mulher para dificultar a nidação do óvulo fecundado no útero. Esse é um método muito seguro e com poucas contraindicações.

Mas como existem histórias de mulheres que engravidaram usando o DIU, fica a dúvida se isso realmente pode acontecer ou não. Neste artigo vamos responder a essa pergunta. Continue lendo e confira.

Quem usa DIU pode engravidar?

Existem diversas opções de métodos contraceptivos hoje em dia, entretanto, nenhuma delas apresenta uma eficácia de 100%. Mesmo os métodos mais modernos oferecem uma chance de gravidez, ainda que ela seja muito pequena.

No caso do DIU Hormonal, sua eficácia consegue os 99% e o DIU de cobre menos, assim existe uma pequena chance de ocorrer a gravidez. Portanto, isso não é o mito e, de fato, é possível engravidar mesmo usando o dispositivo.

O que interfere na eficácia do DIU?

Existem dois motivos principais que podem fazer com que aconteça uma gravidez usando o DIU. O primeiro é o dispositivo estar mal posicionado dentro da cavidade uterina. Quando ele não está na posição correta, a sua eficácia fica comprometida porque o funcionamento é prejudicado, e isso aumenta a chance de engravidar.

Existe também o DIU a base de hormônios. Ele libera gradativamente hormônios dentro do útero da mulher para dificultar a gravidez, porém, existe uma quantidade limitada de hormônios no dispositivo.

É por isso que ele precisa ser trocado depois de cinco anos de uso. Quando isso não acontece, a eficácia fica comprometida, já que o dispositivo não está mais liberando hormônios e, então, o organismo volta a oferecer as condições propícias para uma gravidez.

O que acontece se a mulher engravidar usando DIU?

Quando acontece de a mulher engravidar usando DIU, é recomendado que o dispositivo seja retirado cuidadosamente ainda no primeiro trimestre da gestação, quando é possível identificar o fio durante um exame físico. Mas pode acontecer de não conseguir fazer essa remoção. 

Nesse caso, o dispositivo permanece no lugar, mas isso aumenta o risco de ocorrerem abortos ou partos prematuros. De toda forma, não existem relatos de problemas com o feto devido à presença do DIU ao longo da gestação. Além disso, é possível que ela seja conduzida até o final de uma forma saudável. O dispositivo, então, é expulso na hora do parto.

Quando a mulher opta por usar o DIU, ela precisa fazer o acompanhamento ginecológico para monitorar o posicionamento do dispositivo e também fazer a troca, quando necessário. Isso vai reduzir os riscos de uma possível gravidez não planejada.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta
 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 22 / 02 / 24
DIU ou Implanon? Compreenda as diferenças e escolha o melhor método para suas necessidades. Opções de longa duração e reversíveis para seu planejamento familiar. Saiba mais!
Ler Mais
 | 03 / 01 / 24
Escolha o anticoncepcional certo! Converse com seu médico sobre opções além da pílula, como DIUs e implantes. Entenda os riscos e faça uma escolha segura para sua saúde.
Ler Mais
1 2 3 11
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:42 | 17/04/2024
magnifiercross