BLOG

Incompetência istmo-cervical: como funciona o repouso?

Incompetência istmo-cervical é a falha de contenção pelo orifício interno do colo do útero que insegura a gestação. Ou seja, conforme a gestação vai se desenvolvendo, o colo do útero vai se entreabrindo.

Diagnóstico da incompetência istmo-cervical

Antes de tudo, é muito importante ter um diagnóstico correto de incompetência istmo-cervical, porque é normal os médicos receberem pacientes com diagnóstico de incompetência istmo-cervical, com indicação de cerclagem de colo uterino ou de pessário, e quando o ultrassom do colo do útero é realizado, não existem características de incompetência istmo-cervical.

O diagnóstico é dado pelo exame clínico, história da paciente e ultrassom transvaginal, que deve ser realizado ao redor da 20ª semana. O ultrassom deve mostrar um colo uterino menor do que 2,5 centímetros.

Tratamento da incompetência istmo-cervical

Uma vez diagnosticado essa incompetência istmo-cervical, existem vários tipos de conduta a serem tomados. Alguns médicos preferem indicar o uso de progestágenos e manter a paciente em repouso relativo.

Dependendo da história da paciente e o número de perdas, a cerclagem ou o uso do pessário podem ser indicados. Já o repouso é relativo de acordo com cada caso.

Dependendo da evolução que a paciente terá no pré-natal, é possível intensificar esse repouso ou não. 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?