BLOG

Incompetência istmo-cervical: o que é?

A incompetência istmo-cervical é a insuficiência do orifício interno do colo do útero em segurar a gestação.

Como é realizado o diagnóstico?

Um diagnóstico feito clinicamente em mulheres com perdas de gestações sucessivas e em idade gestacional decrescente, ou seja, ela perde o bebê às 25 semanas, numa segunda gestação ela perde esse bebê com 18 semanas com partos rápidos, a gente pode caracterizar a incompetência istmo-cervical.

 

Como prevenir incompetência istmo-cervical?

Em pacientes sem esse tipo de história, você pode fazer a prevenção com ultrassom transvaginal ao redor da 20ª semana em associação ao ultrassom morfológico do segundo trimestre.

 

Tratamento da incompetência istmo-cervical

Os colos com medidas curtas são autorizados a entrarem com o tratamento clínico e dependendo da evolução, com os pessários obstétricos ou até mesmo com uma cerclagem tardia.

As pacientes com história de incompetência istmo-cervical já diagnosticada, aquelas que já tiveram as perdas de primeira, segunda ou terceira gestação, estão autorizadas a fazerem a cerclagem precoce depois da realização do primeiro ultrassom morfológico com 12, 13 ou 14 semanas no máximo.

De forma que com esses tratamentos a gente consegue, na grande maioria das vezes, levar a gestação a termo, ou seja, até às 37, 38 ou 39 semanas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?