Conhecida clinicamente como mastalgia, a sensação de dor nas mamas pode ser causada por diversos fatores biológicos. Sendo assim, é importante descobrir o que pode ter causado esse incômodo e o melhor jeito de aliviá-lo.
Confira as principais causas da mastalgia e como amenizar o desconforto.
Mastalgia: causas e sintomas. Clique aqui e saiba mais!
Índice
A mastalgia pode ser classificada em três tipos:
Diversos fatores podem levar a sentir dor nas mamas, até mesmo coisas simples como praticar exercícios físicos ou dormir de bruços, pode levar a sentir esse desconforto no dia seguinte. Outras condições que podem causar mastalgia, são:
Durante o início da puberdade é natural que ocorra um desconforto e até mesmo dores nas mamas, causadas pelo surgimento de novos hormônios produzidos no útero, marcando o início da transformação corporal comum nessa fase. Para aliviar esse incômodo é indicado evitar usar sutiã apertado.
Um dos sintomas pré-menstrual mais comum é a mastalgia clínica, dor mamária totalmente relacionada ao ciclo menstrual, causada por conta dos hormônios produzidos pelo ovário.
Durante o período pré menstrual esses hormônios aumentam, causando um acúmulo hormonal, que fazem com que os seios fiquem inchados e sensíveis. Se essa dor perdurar mais de 1 semana, é necessário consultar um médico ginecologista.
Desde o início da gestação as mamas sofrem alterações de volume, esse aumento das glândulas mamárias pode deixar os seios doloridos e inchados. Para melhorar a dor, é recomendado que se faça uso de sutiã confortável.
Durante essa fase é natural que ocorra uma alteração no nível do hormônio de estrogênio e progesterona, que afetam o tecido mamário, causando desconforto.
Não é necessário realizar um tratamento, porém, é aconselhável diminuir a ingestão de cafeína e chocolate, e o uso de sutiã confortável, também podem ajudar a diminuir o desconforto.
Durante o período de aleitamento é natural sentir incômodos nas mamas, como rachaduras nos mamilos, seios sensíveis e inchados. Porém, uma das dificuldades enfrentadas durante a amamentação é o ingurgitamento mamário, leite empedrado.
O ingurgitamento mamário pode ocorrer quando as mamas estão muito cheias de leite, causando um aumento na vascularização da mama, e a retenção do leite.
Para evitar esse incômodo é aconselhável amamentar ou bombear o leite com frequência. É necessário analisar os seios, porque, o surgimento de rachaduras, pode causar mastite.
O efeito colateral de alguns medicamentos pode ser o surgimento de Mastalgia. Dependendo da intensidade da dor, é necessário informar o profissional que passou o medicamento para realizar uma possível alteração.
O efeito colateral de alguns medicamentos pode ser o surgimento de Mastalgia. Dependendo da intensidade da dor, é necessário informar o profissional que passou o medicamento para realizar uma possível alteração.
Durante a adaptação de um novo anticoncepcional, o corpo leva cerca de 2 a 3 meses para se adaptar, portanto, é normal sentir dores nas mamas.
Caso a dor persista ou se torne intolerável, consulte um médico ginecologista para realizar a alteração do remédio.
Ao longo da vida é natural que apareçam nódulos e cistos nos tecidos mamários, podendo causar a mastalgia, dor no seio.
Na maioria das vezes esses cistos são benignos. Porém é necessário acompanhar o seu surgimento e desaparecimento e por vezes é necessário pulsionar.
O câncer de mama em estágio avançado pode levar à dor.
A mastalgia é um dos principais sintomas de fatores naturais como, TPM, gravidez e climatério, podendo surgir e desaparecer espontaneamente ao final de cada um desses períodos.
Entretanto, é importante estar atento ao tempo de duração desse desconforto. Se a dor nas mamas começar a se espalhar para as regiões próximas como, braços e axilas, é indicado consultar-se com um médico mastologista para realizar exames e iniciar o tratamento indicado.
O tratamento se baseia de acordo com a fase da vida que a paciente se encontra.
Você conhecia esses fatores que podem causar dores nas mamas? Comente e compartilhe.