BLOG

O que é mioma uterino?

A imagem mostra um útero.

O que é mioma uterino?

Mioma uterino, também chamado de fibroma uterino, é um tumor benigno, de origem na parede uterina, derivado do músculo uterino, chamado de miométrio. Acomete mulheres com cerca de 40 anos, e está relacionado à produção hormonal, além de história familiar.

Tipos de mioma uterino

Os miomas uterinos podem ser classificados de acordo com a sua localização na parede uterina. Os mais internos são submucosos, os do meio intramurais, e os mais superficiais, são os subserosos.

Existe ainda uma variedade do subseroso, que pode ser o mioma pediculado, ligado à parede do útero apenas por um filete sanguíneo.

Diagnóstico e sintomas

Clinicamente, os miomas podem se manifestar através de:

  • Dor pélvica;
  • Aumento do fluxo menstrual;
  • Compressão de órgãos vizinhos, como intestino e bexiga (retal ou até mesmo vesical).

Em geral, o que mais leva a paciente a consultar o médico ginecologista é o aumento do fluxo menstrual.

É importante lembrar também que, o mioma pode causar infertilidade, ou seja, a dificuldade para engravidar. E mesmo em casos de gestação, ele pode favorecer o aborto, ou o trabalho de parto prematuro.

Tratamento

O tratamento de mioma uterino dependerá dos sintomas e desenvolvimento da doença. Em muitos casos, é necessário apenas um acompanhamento médico com exames de rotina. Com o passar do tempo, o ginecologista pode indicar medicamentos hormonais, que podem impedir o crescimento do mioma.

O tratamento cirúrgico dependerá da localização do tumor, mas pode levar uma solução definitiva para a doença. Geralmente, é feita a miomectomia, que consiste na retirada dos fibromas conservando o útero, ou a histerectomia, que retira o útero por completo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois + cinco =

FALE CONOSCO

× Como posso te ajudar?