O HPV, ou Papiloma Vírus humano, infecta a pele e mucosas, pelo contato estas mesmas regiões já doentes. É uma doença sexualmente transmissível. Estima-se que 50% da população já esteja contaminada com o mesmo. O Papiloma Vírus é o principal agente causador do câncer de colo uterino.
Índice
O HPV é transmitido por contato sexual, e não precisa haver trocas de fluido para haver contaminação, apenas o contato. Assim, podemos encontrá-lo em orofaringe, região perineal, anorretal, vagina, colo uterino e vulva. A transmissão vertical, ou seja, de mãe para o recém-nascido, é muito rara.
Na maioria das vezes, não há sintomas, e as lesões são achados de exame preventivo, como o Papanicolau, a Colposcopia e a Vulvoscopia. Por vezes, podemos perceber lesões verrucosas em vulva, vagina, região perineal, anorretal e orofaringe.
O diagnóstico de suspeita é dado pelo Papanicolau, Colposcopia e Vulvoscopia. O diagnóstico de certeza é dado pelo PCR, de raspado cérvico vaginais e vulvares, ou pela hibridização de materiais biopsiados.
Tanto as lesões visíveis, quanto as não visíveis, podem ser tratadas com o ácido tricloroacético, cauterização elétrica e a frio, com a remoção pelo bisturi de alta frequência, ou mesmo a energia a laser.
Após o diagnóstico e tratamento das lesões, devemos acompanhar o desaparecimento com colposcopia / vulvoscopia e papanicolau, seriados a cada 6 meses, por 2 anos.