O que é tricomoníase e como tratar?

A imagem mostra a ilustração de bactérias.

Tricomoníase é uma infecção sexualmente transmissível, que ocorre por meio de uma bactéria chamada Trichomonas.

Gostaria de entender melhor essa doença e descobrir qual a forma de tratamento? Então, continue nos acompanhando!

Entenda o que é vaginose bacteriana? Clique aqui e saiba mais!

Quais os sintomas de tricomoníase?

A tricomoníase ocorre tanto em mulheres quanto em homens. No caso dos homens, muitas vezes a infecção pode ser assintomática.

Quando a doença apresenta sintomas, eles costumam surgir de 5 a 28 dias após o contato com o parasita.

Podemos dizer, então, que os principais sintomas de tricomoníase são:

• Secreção branca ou esverdeada;
  • Vermelhidão na região genital;
  • Dor e desconforto ao urinar.
  • Dor pélvica.

Nas mulheres, principalmente durante e após o período menstrual, os sintomas tendem a ser mais intensos, por conta da alteração do pH da vagina.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão ocorre através da relação sexual sem preservativo.

E como tratar a tricomoníase?

O objetivo do tratamento de tricomoníase é aliviar os sintomas da infecção e ajudar a prevenir complicações, uma vez que, quando a doença não é tratada corretamente, pode levar a infecções mais graves.

O tratamento é feito com o uso de medicamentos, como antibióticos, que ajudam a resolver praticamente 100% dos casos.

Além disso, durante o tratamento, é contraindicado o uso de bebidas alcoólicas para não diminuir o efeito do antibiótico e evitar náuseas, mal-estar, vômito e dor abdominal.

Vale lembrar que o uso de preservativo é fundamental para evitar a transmissão da doença.

Entenda melhor sobre prevenção contra sífilis? Clique aqui e saiba mais!

O conteúdo foi esclarecedor? Ainda possui dúvidas com relação a este assunto? Deixe um comentário abaixo!

Até o próximo post!

quatro × 4 =