O odor vaginal é algo muito comum nas mulheres e ocorre devido a eliminação de secreção pela vagina, resultado de um processo fisiológico. Na maioria das vezes, esse odor é suave e pouco perceptível, podendo mudar de intensidade em determinados momentos.
No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse assunto. Continue nos acompanhando!
Índice
Muitas vezes, quando ocorre um desequilíbrio na microbiota vaginal, acaba surgindo um odor um pouco mais forte na região da vagina.
Também é possível notar alterações no odor durante o ciclo menstrual, uma vez que a secreção vaginal e o fluxo que provém da descamação da parte interna do útero, se misturam.
Isto significa que antes de ser eliminado, o sangue menstrual pode sofrer uma decomposição, liberando seu próprio odor.
Quando o odor vaginal muda suas características habituais e passa a apresentar um cheiro desagradável (de peixe), acompanhado de outros sintomas como:
É provável que seja alguma infecção vaginal, como a vaginose bacteriana ou até mesmo, alguma doença sexualmente transmissível.
Por isso, ao reconhecer qualquer um desses sintomas, é importante consultar o ginecologista imediatamente.
Não utilizar roupas muito apertadas, que também podem impedir a circulação de ar. Evitar uma higienização exagerada, com produtos muito perfumados, e até mesmo duchas vaginais para não alterar a microbiota vaginal.
Já notou alguma alteração em seu odor vaginal? O conteúdo foi esclarecedor?
Conte-nos deixando um comentário abaixo!
Eu gosto de me manter informada obrigada ☺️