Alterações no conteúdo vaginal podem ser sinal de infecção e devem ser avaliadas por um ginecologista para evitar complicações. É importante destacar o papel dos lactobacilos na saúde íntima e os riscos de infecções causados pela redução desses microrganismos, seja por antibióticos ou doenças associadas.
Saiba mais sobre a vaginose bacteriana
A vagina possui uma flora própria e, dentro dessa flora, estão os lactobacilos, que orquestram todo o processo, promovendo o bem-estar da saúde vaginal. Quando esses lactobacilos diminuem em quantidade, isso favorece o surgimento de vaginoses bacterianas ou outras infecções, como a candidíase.
A perda desses lactobacilos, ou sua diminuição, geralmente ocorre devido a fatores que causam alteração na resistência da paciente, eliminando essa flora vaginal saudável. O uso de antibióticos, por exemplo, ou a presença de doenças associadas, pode resultar na redução da flora lactobacilar e gerar infecções vaginais.
É comum que o uso de antibióticos elimine não apenas as bactérias prejudiciais, mas também as benéficas. Por vezes, um antibiótico prescrito a uma paciente pode causar uma alteração intestinal, ao matar as bactérias boas do intestino, ou uma alteração vaginal, ao eliminar as bactérias benéficas da vagina. Assim, a vaginose e a candidíase costumam surgir devido a uma alteração dessa flora vaginal.
As vaginoses, candidíases e vulvovaginites recorrentes podem acarretar implicações para a saúde feminina. Uma infecção vaginal pode progredir pelo canal cervical, alcançar o colo do útero, o corpo do útero e até, pelas trompas, atingir a cavidade pélvica ou abdominal, exigindo tratamento, por vezes até cirúrgico.
O que fazer para evitar a vaginose bacteriana?
Na maioria dos casos, no entanto, as infecções vulvovaginais são tratadas de forma simples com medicamentos, por vezes via oral, outras vezes via vaginal, ou ambas. O importante é que qualquer alteração no conteúdo vaginal, seja de coloração, quantidade, presença de prurido ou odor, é sempre um sinal para que a paciente procure seu ginecologista.