A endometriose é uma condição médica que afeta milhões de mulheres em todo o mundo. Ela ocorre quando o tecido semelhante ao revestimento do útero, chamado endométrio, cresce fora do útero, muitas vezes nas regiões pélvicas. Essa condição pode causar uma série de sintomas desconfortáveis, incluindo dores pélvicas intensas e problemas de fertilidade.
Uma dúvida frequente entre as pacientes com endometriose, é se essa condição só pode ser tratada de forma cirúrgica, considerando isso, fizemos esse post para esclarecer essa dúvida. Confira!
A endometriose é uma patologia que trabalhamos com muita frequente aqui no nosso serviço.
Uma paciente e seguidora, nos perguntou se todo tratamento de endometriose é cirúrgico.
Não, não é cirúrgico. O tratamento de endometriose além de cirúrgico também pode ser clínico, dependendo da sintomatologia da paciente, de quanto ela tem dor.
Normalmente, você pode tratar algumas endometrioses iniciais com hormônios. Isso pode proporcionar alívio dos sintomas e durar anos com acompanhamento para verificar o aumento dos focos de endometriose.
Uma vez que não haja aumento, você pode manter o tratamento hormonal.
Já em pacientes um pouco mais velhas, muitas vezes a opção é o uso de medicamentos ou a entrada na menopausa para resolver o problema.
Portanto, nem todo tratamento de endometriose é cirúrgico, e temos vários casos aqui no consultório que são tratados por um bom tempo sem intervenção cirúrgica.