A infecção urinária é uma doença infecciosa que pode se desenvolver em qualquer parte do trato urinário, como os rins, uretra e bexiga. Em geral, as mulheres têm 50 vezes mais chances de ter esse tipo de problema ao longo da vida.
No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre este assunto e você vai descobrir quais são os principais sintomas de infecção urinária. Continue nos acompanhando!
Índice
Conforme dissemos, é muito comum que a infecção urinária aconteça com uma frequência maior em mulheres.
Isto porque a uretra feminina, além de ser mais curta do que a masculina, por exemplo, está localizada muito perto do ânus, favorecendo a passagem dos microrganismos.
No entanto, os homens e as crianças também estão sujeitos a esse tipo de problema, bem como pessoas com diabetes descontrolada, que têm o risco aumentado por conta das alterações causadas pelas altas taxas de açúcar no sangue.
Além disso, o risco de contrair a infecção após a relação sexual também é alto, muito provavelmente pela uretra sofrer com micro traumas, considerados normais após a relação, mas que a torna vulnerável a bactérias.
Também é possível que a infecção urinária ocorra durante a menopausa, quando as taxas de estrógeno, hormônio que protege o trato urinário, estão baixas.
Nem sempre os sintomas de infecção urinária aparecem. Porém, quando surgem, podem variar bastante, de acordo com o local do trato urinário afetado.
Entre os principais sintomas, podemos destacar:
Ao perceber algum destes sintomas, é muito importante consultar o médico para o diagnóstico e tratamento adequado.
O diagnóstico é feito com base no levantamento da história clínica do paciente e os sintomas apresentados.
São realizados exames de urina e urocultura com antibiograma, para identificar a causa da infecção e indicar o tratamento adequado.
Muitas vezes, o próprio organismo consegue eliminar as bactérias. Mas, em alguns casos, é necessário um tratamento feito com o uso de antibióticos, que serão indicados pelo médico de acordo com o tipo de bactéria encontrada nos exames.
É muito importante, também, ingerir bastante água, uma vez que, quanto mais urina o corpo produzir, maiores as chances de eliminar as bactérias pelo xixi.
O conteúdo foi esclarecedor? Deixe um comentário e compartilhe em suas redes sociais!
Até o próximo post!