Logo Clínica Rubens do Val

Endometriose: Quando é indicada a cirurgia?

Tempo de leitura: 2 min.

As mulheres no período menstrual costumam ter indesejadas cólicas. Porém, muitas acabam sentindo essa dor de maneira intensa, podendo ser um indício de endometriose. 

endometriose quando e indicada a cirurgia clinica rubens do val bg

No post de hoje, vamos falar um pouco mais sobre a doença, como é feito o diagnóstico, como funciona o tratamento e quando a cirurgia é indicada. Acompanhe!

Endometriose: O que é?

A endometriose é uma doença caracterizada como a formação de tecido endometrial, o chamado endométrio, fora da cavidade uterina

Ele passa a se desenvolver em outros órgãos, principalmente ovários, trompas, bexiga e até o intestino.

Em geral, as causas da endometriose não foram totalmente esclarecidas. Mas, uma das principais hipóteses é que durante o período menstrual acontece um refluxo de sangue pelas trompas.  

Existem algumas classificações da doença, sendo elas:

  • Leve;
  • Moderada;
  • Grave;
  • Superficial;
  • Profunda;
  • Estágios I, II, III e IV.

Diagnóstico e tratamento de endometriose

A doença pode ser diagnosticada por meio de exames ginecológicos e de imagem, como ultrassom transvaginal com preparo intestinal e ressonância magnética. Além de uma avaliação do histórico médico da paciente.

Por sua vez, o tratamento dependerá de alguns fatores, como a idade da paciente e se ela deseja ter filhos ou não.

Pode ser feito um tratamento clínico, com medicamentos hormonais, ou com a aplicação de endoceptivo uterino, responsável por suspender a menstruação

E quando é necessário operar a endometriose?

Nem sempre a cirurgia de endometriose será indicada. Isso porque, geralmente, esse procedimento é realizado apenas em casos específicos, como por exemplo, quando o tratamento clínico feito pela paciente não teve um resultado positivo.

Outro fator determinante para definir se é necessária a cirurgia é a intensidade dos sintomas, isto é, se estão ou não interferindo na qualidade de vida da mulher.

Além disso, o tratamento cirúrgico também costuma ser indicado em alguns casos onde a endometriose está relacionada à infertilidade, endometriomas volumosos, que são nódulos ovarianos de endometriose, lesões nas vias urinárias ou riscos de oclusão.

Vale ressaltar que o objetivo da cirurgia é a retirada dos focos do endométrio, que se desenvolvem de maneira irregular. 

A cirurgia é minimamente invasiva, sem grandes incisões. Geralmente é realizada através de laparoscopia.

Agora, conte-nos: Você já sofreu com a endometriose? Possui mais alguma dúvida sobre o assunto? 

Deixe um comentário e compartilhe com outras mulheres essa informação.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 13 / 11 / 24
Saiba como a endometriose exige uma abordagem multiprofissional para melhorar a qualidade de vida das pacientes, combinando tratamento cirúrgico, apoio de especialistas e terapias complementares.
Ler Mais
 | 25 / 09 / 24
Saiba o que é o pólipo endometrial, seus principais sintomas, métodos de diagnóstico e as opções de tratamento para essa condição geralmente benigna.
Ler Mais
1 2 3 8
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:41 | 19/11/2024
magnifiercross