Tr
Logo Clínica Rubens do Val

Corrimento vaginal: o que fazer?

Atualizado em 19/07/2026
Tempo de leitura: < 1 min.

Fizeram uma pergunta em nossa rede social Instagram (@clinicarubensdoval) sobre corrimento vaginal. A paciente relata que já teve secreção por três vezes, tratou e voltou, além disso, com odor forte. Confira a explicação do Dr. Rubens do Val.

Corrimento x secreção vaginal

Antes de tudo, devemos diferenciar corrimento de secreção. Existem muitas pacientes que acham que estão com corrimento, o médico examina e percebe que não se trata de uma infecção vaginal e sim de uma secreção, e infelizmente a paciente terá que conviver muitas vezes com isso.

O corrimento é uma infecção fúngica ou bacteriana. A infecção fúngica mais frequente é a Candidíase, que deve ser diagnostica com exame físico, apenas olhando. Caso isso não seja possível, alguns exames devem ser indicados.

A infecção bacteriana produz corrimento esverdeado ou amarelado e, muitas vezes, com odor. Para a confirmação de diagnóstico, existem alguns exames pertinentes.

E quando o corrimento voltar?

Nos casos de recidiva, com os exames em mãos, você pode tratar com antifúngico, antibiótico ou creme vaginal. Normalmente, a recidiva de uma infecção vaginal se deve ao tratamento errôneo ou a reinfecção.

Uma coisa que deve ser muito bem avaliada é a imunidade da paciente. Isso porque algumas doenças podem estar associadas ou a imunidade baixa, e que acabam gerando os corrimentos de repetições. Nesses casos, procure o ginecologista para fazer os exames.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mulher segurando modelo anatômico do útero, ilustrando lesão pré-cancerosa no colo do útero e cuidados ginecológicos.
Saiba como surgem as lesões pré-cancerosas do colo do útero, quais exames detectam o HPV e como prevenir o câncer cervical.
Ler Mais
Lesão avermelhada com bolhas agrupadas na pele, característica de infecção por herpes genital na região da virilha.
 | 01 / 07 / 25
O herpes genital é uma infecção recorrente que provoca feridas e desconforto na região íntima. Entenda os sintomas e como é feito o tratamento adequado.
Ler Mais
1 2 3 22
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2026
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
15/07/2026 @ 9:54 am
magnifiercross