Índice
A ovulação tardia é a ovulação que ocorre após o 21º dia do ciclo menstrual, provocando o atraso da menstruação.
Mas, será que isso pode impedir a gravidez? No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre isso. Acompanhe!
Em geral, o ciclo menstrual tem 28 dias. A ovulação costuma acontecer no meio do ciclo, por volta do 14º dia. Porém, em alguns casos, isso pode demorar para acontecer, devido a alguns fatores que destacaremos a seguir.
O estresse pode ter um impacto hormonal bastante negativo.
Quando existe maior produção de testosterona, tornando o ciclo menstrual irregular.
Influencia a glândula pituitária, que libera os hormônios LH e FSH, responsáveis por estimular a ovulação.
Liberação de prolactina, que estimula a produção de leite. Desta forma, a ovulação e menstruação podem ser prejudicadas.
O uso prolongado de alguns medicamentos anti-inflamatórios não esteroides e até o consumo de drogas, podem prejudicar a ovulação.
Mesmo que a ovulação tardia esteja mais associada com situações psicológicas ou hormonais, o atraso pode ser considerado normal em casos onde o ciclo possui mais de 28 dias.
A ovulação tardia, geralmente, não apresenta sintomas. Mas, é possível que o fluxo menstrual seja um pouco mais intenso, por conta da maior produção hormonal antes da ovulação.
E assim como na ovulação normal, podem surgir alguns sintomas que indicam a ovulação tardia, como o aumento e alteração de muco cervical, que ficará mais transparente e elástico, além de um breve aumento de temperatura.
Quando a ovulação ocorre mais tarde que o normal, não significa exatamente que a fertilidade será comprometida. Porém, em mulheres com o ciclo menstrual irregular, pode ser mais difícil prever quando será o período fértil ou ovulação.
Neste caso, a mulher pode recorrer a algum teste de ovulação para identificar o período exato.
O conteúdo foi esclarecedor? Você possui alguma dúvida com relação ao seu ciclo menstrual ou ovulação? Conte-nos nos comentários para que possamos te ajudar! E até o próximo post!