Logo Clínica Rubens do Val

A ovulação tardia pode impedir a gravidez? Descubra!

Atualizado em 06/09/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O que é a ovulação tardia?

A ovulação tardia é a ovulação que ocorre após o 21º dia do ciclo menstrual, provocando o atraso da menstruação.

A imagem mostra uma mulher branca de cabelos castanhos segurando um calendário na altura do nariz olhando para o lado direito.

Mas, será que isso pode impedir a gravidez? No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre isso. Acompanhe!

Ovulação tardia: possíveis causas

Em geral, o ciclo menstrual tem 28 dias. A ovulação costuma acontecer no meio do ciclo, por volta do 14º dia. Porém, em alguns casos, isso pode demorar para acontecer, devido a alguns fatores que destacaremos a seguir.

Estresse

O estresse pode ter um impacto hormonal bastante negativo.

Síndrome dos ovários policísticos

Quando existe maior produção de testosterona, tornando o ciclo menstrual irregular.

Doença da tireoide

Influencia a glândula pituitária, que libera os hormônios LH e FSH, responsáveis por estimular a ovulação.

Amamentação

Liberação de prolactina, que estimula a produção de leite. Desta forma, a ovulação e menstruação podem ser prejudicadas.

Medicamentos ou outras substâncias químicas

O uso prolongado de alguns medicamentos anti-inflamatórios não esteroides e até o consumo de drogas, podem prejudicar a ovulação.

Mesmo que a ovulação tardia esteja mais associada com situações psicológicas ou hormonais, o atraso pode ser considerado normal em casos onde o ciclo possui mais de 28 dias.

Existem sintomas?

A ovulação tardia, geralmente, não apresenta sintomas. Mas, é possível que o fluxo menstrual seja um pouco mais intenso, por conta da maior produção hormonal antes da ovulação.

E assim como na ovulação normal, podem surgir alguns sintomas que indicam a ovulação tardia, como o aumento e alteração de muco cervical, que ficará mais transparente e elástico, além de um breve aumento de temperatura.

Isso pode dificultar a gravidez?

Quando a ovulação ocorre mais tarde que o normal, não significa exatamente que a fertilidade será comprometida. Porém, em mulheres com o ciclo menstrual irregular, pode ser mais difícil prever quando será o período fértil ou ovulação.

Neste caso, a mulher pode recorrer a algum teste de ovulação para identificar o período exato.

O conteúdo foi esclarecedor? Você possui alguma dúvida com relação ao seu ciclo menstrual ou ovulação? Conte-nos nos comentários para que possamos te ajudar! E até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 23 / 11 / 21
A infertilidade feminina é a dificuldade de engravidar ou manter uma gravidez, confira quais são os fatores que podem causar infertilidade feminina e os possíveis tratamentos.
Ler Mais
 | 20 / 10 / 21
Você sabia que em uma gravidez normal o sexo está liberado? Porém, existem alguns problemas em que se deve evitar. Confira!
Ler Mais
1 2 3 14
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

Clínica Rubens Do Val 2022 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross
× Como posso te ajudar?