Logo Clínica Rubens do Val

Atividades físicas ajudam a reduzir os sintomas da menopausa?

Tempo de leitura: 3 min.

A prática de exercícios físicos pode trazer resultados positivos no tratamento da menopausa. Eles ajudam a cuidar da saúde física da mulher e ainda promovem conforto e bem-estar emocional.

Os sintomas da menopausa causam um grande desconforto para a mulher. O maior problema é que essas manifestações podem durar por vários anos, o que abala de forma significativa a qualidade de vida delas.

Por isso, é muito importante fazer o acompanhamento ginecológico, mas ele precisa ser complementado pela prática de atividades físicas. Você sabia que os exercícios são grandes aliados durante a menopausa? Continue lendo para entender por quê.

Os benefícios do exercício no tratamento da menopausa

A menopausa provoca uma série de alterações no organismo da mulher. Por isso, o tratamento envolve diferentes medidas que ajudam a reduzir os efeitos da queda da produção hormonal, promover o equilíbrio orgânico da mulher e ainda cuidar da sua saúde mental.

A prática de exercícios e atividades físicas é indispensável no tratamento da menopausa. Isso porque, ao movimentar o corpo, o organismo é ativado e isso contribui para manter o equilíbrio dele.

Controle do peso corporal 

A menopausa favorece o aumento do peso, inclusive com acúmulo de gordura na região abdominal. Os exercícios ajudam na queima das calorias para manter o peso saudável. Isso promove saúde e mais autoestima para a mulher.

Prevenção de doenças

As atividades físicas ativam o metabolismo, estimulam os batimentos cardíacos e o sistema vascular. Com isso, é possível evitar diversas doenças, como problemas do coração, hipertensão e diabetes.

Fortalecimento dos ossos e da musculatura

A redução da produção de hormônios favorece a osteoporose na menopausa, mas os exercícios físicos podem fortalecer os ossos retardando a perda de massa óssea. Ao mesmo tempo, estimulam a musculatura para que ela seja tonificada, e isso aumenta a força e também ajuda a proteger os ossos contra fraturas.

Melhoria da saúde mental

As alterações hormonais influenciam de forma significativa a saúde mental da mulher, aumentando o risco de estresse, ansiedade e depressão. Os exercícios físicos estimulam a liberação de neurotransmissores que causam a sensação de prazer e bem-estar, ajudando a mulher a se sentir melhor.

A importância da regularidade na prática das atividades físicas

Um detalhe que precisa ser ressaltado é que a atividade física não funciona como um medicamento. Muitas pessoas esperam resultado imediato, mas não é dessa forma que acontece.

A atividade física impacta o organismo gradativamente. Sendo assim, é preciso que exista regularidade na prática e que ela comece o quanto antes na vida da mulher. Dessa forma, o organismo será mantido em equilíbrio e, quando a menopausa chegar, seus impactos tendem a ser mais sutis.

Para que as atividades físicas tragam um efeito positivo no tratamento da menopausa, o ideal é praticar 30 minutos por dia durante cinco dias na semana. Além disso, é importante escolher uma atividade que desperte o interesse. Até mesmo a dança é um tipo de exercício físico, inclusive, muito prazeroso e divertido.

O mais importante é escolher um exercício físico que traga prazer ao ser praticado porque, dessa forma, fica mais fácil manter a regularidade e colher os efeitos benéficos que ele pode trazer no tratamento da menopausa. Mas não se esqueça de que isso não substitui o acompanhamento ginecológico.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 20 / 09 / 22
Descubra como minimizar os fogachos, ondas de calor que acontecem durante a menopausa, para que você tenha mais qualidade de vida nessa fase. 
Ler Mais
 | 01 / 09 / 21
Você sabia que a reposição hormonal pode trazer riscos para a saúde da mulher caso seja indicada com as condições inadequadas? Entenda mais aqui!
Ler Mais
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:42 | 17/04/2024
magnifiercross