Logo Clínica Rubens do Val

Fogachos, não aguento mais: como amenizar os sintomas da menopausa?

Atualizado em 20/09/2022
Tempo de leitura: 3 min.

Os fogachos são as ondas de calor típicas da menopausa. A mulher sente uma elevação de temperatura na região do pescoço, peito e cabeça, mas é possível minimizar esses desconfortos usando roupas leves, evitando lugares quentes, bebendo bastante água, bebidas refrescantes e ainda fazendo acompanhamento ginecológico.

A menopausa é um processo pelo qual todas as mulheres vão passar. Porém, para algumas, esse momento traz uma série de desconfortos físicos e psicológicos. Um dos que interferem bastante na qualidade de vida é o fogacho, ondas de calor típicas dessa fase da vida.

Embora não seja possível evitar que a menopausa aconteça, as mulheres podem passar por esse momento com mais tranquilidade, aliviando esses calores intensos. Preparamos este artigo para explicar como fazer isso. Acompanhe!

O que são fogachos e por que eles acontecem?

Antes de falarmos das formas de aliviar os fogachos que surgem com a menopausa, é interessante entender o que exatamente eles são e por que acontecem.

Os fogachos ocorrem porque as alterações hormonais afetam também o sistema circulatório da mulher. Com isso, há uma dilatação muito rápida dos vasos sanguíneos, fazendo com que haja um aporte maior de sangue para a região da cabeça, do peito e do pescoço, áreas em que a mulher sente o calor intenso.

O fogacho geralmente tem duração de 4 minutos e pode acontecer diversas vezes ao longo do dia, começando de repente. Depois dessa onda de calor intenso, a mulher pode suar bastante ou sentir frio. Também pode manifestar aceleração dos batimentos cardíacos, dor de cabeça, tontura e enjoos.

Como amenizar as ondas de calor da menopausa?

Todos os sintomas que surgem quando a menopausa se aproxima estão relacionados com as alterações hormonais pelas quais a mulher passa. Por isso, é muito importante que ela tenha o acompanhamento ginecológico para que o especialista ajude a entender as suas necessidades e indique um tratamento personalizado. Afinal, esse momento é diferente para cada mulher.

De toda forma, existem algumas medidas que podem contribuir para ter um pouco mais de conforto e amenizar os fogachos. Veja a seguir o que você pode fazer.

Use roupas leves

Como o fogacho acontece por causa de uma alteração da temperatura do corpo da mulher, é importante evitar aquilo que possa estimular essa elevação. Então, é recomendado o uso de roupas leves, de preferência de algodão.

As peças de algodão deixam a pele respirar e facilitam o controle da temperatura. Dê preferência para elas ao longo de todo dia, mas principalmente para dormir, que é o momento em que as ondas de calor costumam se manifestar.

Evite locais quentes

Lugares quentes, fechados ou abafados também podem favorecer o aumento da temperatura corporal, contribuindo para os fogachos. Então, é interessante evitar locais assim e preferir os ambientes com ar condicionado.

Quando precisar resolver alguma coisa fora de casa, vale optar pelos horários mais frescos, como o começo da manhã ou o final da tarde. Também vale ter consigo um ventilador portátil ou um leque, para ajudar a controlar o calor se o fogacho começar a se manifestar.

Beba algo refrescante

Quando o corpo começar a dar sinais das ondas de calor, procure tomar uma bebida refrescante, como limonada gelada ou água de coco, para controlar a temperatura do corpo.

Porém, não são indicadas bebidas estimulantes que contenham cafeína, por exemplo, nem bebidas alcoólicas. Além disso, procure beber bastante água ao longo do dia para manter a hidratação do organismo.

Pratique atividades relaxantes

Explicamos que a menopausa também traz sintomas psicológicos, fazendo com que a mulher fique mais irritada, ansiosa ou estressada. Tudo isso pode contribuir para os fogachos, já que afeta os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea. Portanto, podemos amenizar ou evitar os fogachos por meio da prática de atividades relaxantes. 

É interessante investir, por exemplo, em yoga ou meditação, que ajudam a reduzir esses sintomas psicológicos. Também vale adotar um hobby para distrair a mente e praticar atividades físicas, pois elas reduzem o estresse e controlam o peso corporal, que costuma aumentar durante a fase de climatério.

Não podemos negar que os fogachos são muito desconfortáveis, mas a mulher pode passar pelo climatério de uma forma mais tranquila com medidas que ajudam a amenizar ou até mesmo evitar os sintomas da menopausa. Mas não se esqueça da importância de consultar o ginecologista para receber um tratamento personalizado e ter ainda mais qualidade de vida

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 07 / 05 / 24
Descubra se é seguro usar contraceptivos durante a perimenopausa. Saiba mais sobre opções e os cuidados necessários.
Ler Mais
 | 26 / 09 / 23
Descubra de que maneira os exercícios físicos podem influenciar o tratamento da menopausa e se eles realmente auxiliam no controle dos sintomas.
Ler Mais
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
07:20 | 23/05/2024
magnifiercross