Climatério: é possível uma vida sexual normal?

O que é climatério

O climatério, como todo mundo sabe, é o estado em que a mulher tem perda dos hormônios de produção ovariana.

Acontecem muitas coisas indesejáveis nessa fase que podem ser perfeitamente recompostos com o tratamento adequado. Confira!

Libido

Perguntam-nos muito sobre libido, a gente costuma dizer que a libido você consegue fazer o tratamento com reposição hormonal adequada e às vezes, com algum outro hormônio associado você consegue recompor a libido.

Ressecamento vaginal

Outro problema que acontece no climatério também é o ressecamento vaginal. O ressecamento vaginal se deve pela falta de estrogênio a nível vaginal, leva a uma diminuição da lubrificação e há uma diminuição do colágeno que envolve essa vagina.

Relações sexuais mais dolorosas

Portanto, a vagina perde lubrificação e elasticidade no climatério. Com isso, as relações sexuais tornam-se mais doloridas, com dor ou com dificuldade.

Tratamento no climatério

Inicialmente se resolve com um creme lubrificante, só que isso acaba realmente atrapalhando a vida do casal levando a mulher até às vezes a fugir da relação sexual e põe até a culpa na libido, na verdade a culpa é da dor que ela sente.

Podemos tratar isso com a reposição hormonal, com estrogênios de uso vaginal tópico, com hidratantes vaginais e também hoje em dia com o laser de CO2 que é uma terapia inovadora e que melhora muito essa condição vaginal da mulher.

No laser de CO2 são feitas aplicações de laser indolores, leva a uma melhora do tecido de revestimento vaginal com o aumento em volta da lubrificação e leva também a uma melhora desse colágeno, melhorando, portanto a lubrificação e a elasticidade vaginal.