Câncer de Colo do Útero: entenda!

Sintomas do câncer de colo do útero

Muitas pessoas estão perguntando sobre os sintomas do câncer de colo uterino nas redes sociais. Mas, na verdade, esse câncer não provoca sintomas no início da doença, mas pode apresentar sangramentos, principalmente relacionados à relação sexual, quando a doença já está muito grave.

Como prevenir o câncer de colo do útero?

O mais importante é não deixar chegar a esse tipo de sintoma porque é possível prevenir anos antes com uma simples consulta ginecológica através dos exames de Papanicolau e Colposcopia, e um pouco mais à frente, pela conização.

A gênese do câncer de colo uterino é uma DST, que é o HPV. Portanto, outra forma de prevenir é usar preservativo nas relações sexuais evitando as infecções por HPV. O uso da vacina de HPV também pode preveni-las.

Como tratar o câncer de colo do útero?

​Os exames citados acima conseguem detectar as lesões e anteceder em anos o câncer. Sendo assim, é possível tratá-las com uma simples cauterização ambulatorial.

O tratamento vai se tornando mais complexo de acordo com a complexidade do caso. Em outras situações, você pode tratar retirando o colo uterino, em outras, fazendo a retirada do útero alargada que é uma cirurgia maior. Em casos de cirurgia, muitas vezes a paciente precisa realizar uma radioterapia e depois fazer o procedimento.

E lembre-se: é fundamental a consulta ginecológica anual para esse tipo de prevenção. Se fizer isso, nunca terá câncer de colo uterino.