Pacientes mandaram perguntas em nosso Instagram @clinicarubensdoval
Índice
Existem inúmeras indicações obstétricas de cesárea, são elas:
A sedação é muito evitada no parto. Não podemos usá-la antes de o bebê nascer porque o sedativo pode entrar na corrente sanguínea, passar para o bebê e ele nascer sedado. Portanto, a sedação é feita no pós-nascimento em casos extremos. Na grande maioria das vezes, isso não acontece.
Logicamente a anestesia é utilizada na cesárea. A mais ideal é a raquianestesia com uma agulha muito fina para evitar dores de cabeça. Juntamente com a anestesia, utilizamos a morfina para conferir a analgesia da paciente por 24 horas.
Demora como qualquer outra cirurgia. Em torno de 30 dias está cicatrizado perfeitamente, podendo voltar às atividades normais, vida sexual, academia, ginástica, entre outros.
A cesárea quando bem indicada tem todos os prós e a mal indicada tem todos os contras. Se você for levar em consideração ao parto normal, é óbvio que você terá um período maior de dor e mais incômodo.
Não tem um limite exato, porém é preciso saber que a cada cesárea que for feita, a próxima é tecnicamente mais difícil. Você pode fazer 5 ou 6. Já chegamos a fazer em seis pacientes a sétima cesária.
É uma coisa que pode acontecer, mas precisa ser investigado para ver se não tem endometriose nessa parede, aderência, alteração de ponto, entre outros fatores. Em suma, pode acontecer de ter dor sim, mas deve ser tratado.