Logo Clínica Rubens do Val

Descubra Como Funciona e se Vale a Pena Utilizar o DIU de Prata

Atualizado em 27/10/2021
Tempo de leitura: 2 min.

O DIU de prata é um método anticoncepcional popular, utilizado por mulheres que desejam evitar uma gravidez indesejada ou fazer o planejamento familiar.

A imagem mostra a ilustração da aplicação do DIU de Prata.

Descubra como o DIU de prata funciona e se vale a pena usá-lo!

Como o DIU de Prata Funciona

O DIU de prata foi criado para aliviar o fluxo menstrual e as cólicas em comparação ao DIU de cobre, visto que o cobre aumenta o fluxo menstrual, causando cólicas.

Feito com uma combinação de cobre e prata, esse dispositivo intrauterino atua tornando o ambiente hostil aos espermatozóides, evitando assim a ocorrência da gravidez.

Qual a Duração do DIU de Prata

O DIU de prata é um método anticoncepcional de médio prazo, com duração de cinco anos.

O DIU de Prata Vale a Pena?

Uma dúvida comum entre as mulheres que estão em busca de um método contraceptivo, é em relação à eficácia do DIU de prata. Portanto, confira:

As Vantagens do DIU de Prata

O DIU de prata não tem efeito hormonal nas mulheres, sendo indicado para aquelas que não podem utilizar medicamentos como a pílula anticoncepcional, que emprega hormônios sintéticos para evitar a gravidez.

Esse método pode ser utilizado por mulheres que tiveram câncer de mama, já que tem menor fragmentação de cobre no organismo em comparação a outros tipos de DIU, além de ser mais estável.

É Possível Engravidar usando um DIU de Prata?

Embora seja um método contraceptivo seguro, o DIU de prata pode falhar. Por isso, caso a mulher engravide enquanto estiver usando o dispositivo, ele deve ser retirado imediatamente.

Se o dispositivo não for retirado, a mulher tem 50% de chances de sofrer um aborto. Essa probabilidade aumenta durante o terceiro trimestre de gestação, quando o risco de sofrer um aborto espontâneo aumenta em 10 vezes.

Caso uma mulher engravide utilizando um DIU de prata é recomendável também que o médico avalie a possibilidade da ocorrência de uma gravidez ectópica (quando o óvulo fertilizado é implantado fora do útero).

Por isso, é muito importante que as mulheres que utilizam o DIU de prata fiquem atentas a qualquer mudança em seus corpos que possam indicar uma gravidez e, caso isso ocorra, busquem ajuda médica imediatamente.

O DIU de Prata interfere na Fertilidade?

Outra dúvida comum que muitas mulheres têm é se o DIU de prata interfere na fertilidade. A resposta é não. O dispositivo não impede a gravidez após sua retirada.

Contudo, algumas mulheres podem ter dificuldade para engravidar por conta de eventos raros, como a perfuração uterina.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário e até o próximo post!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 29 / 09 / 21
Dentre os métodos contraceptivos de longa duração, nós temos: DIU de cobre, DIU de prata, DIU Mirena, Diu Kyleena e implante hormonal.
Ler Mais
 | 19 / 05 / 21
A obesidade pode atrapalhar a eficácia do contraceptivo? Qual o melhor contraceptivo para obesas? Entenda clicando aqui!
Ler Mais
1 2 3 7
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

Clínica Rubens Do Val 2021 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross
× Como posso te ajudar?