Os fogachos são as ondas de calor típicas da menopausa. A mulher sente uma elevação de temperatura na região do pescoço, peito e cabeça, mas é possível minimizar esses desconfortos usando roupas leves, evitando lugares quentes, bebendo bastante água, bebidas refrescantes e ainda fazendo acompanhamento ginecológico.
A menopausa é um processo pelo qual todas as mulheres vão passar. Porém, para algumas, esse momento traz uma série de desconfortos físicos e psicológicos. Um dos que interferem bastante na qualidade de vida é o fogacho, ondas de calor típicas dessa fase da vida.
Embora não seja possível evitar que a menopausa aconteça, as mulheres podem passar por esse momento com mais tranquilidade, aliviando esses calores intensos. Preparamos este artigo para explicar como fazer isso. Acompanhe!
Índice
Antes de falarmos das formas de aliviar os fogachos que surgem com a menopausa, é interessante entender o que exatamente eles são e por que acontecem.
Os fogachos ocorrem porque as alterações hormonais afetam também o sistema circulatório da mulher. Com isso, há uma dilatação muito rápida dos vasos sanguíneos, fazendo com que haja um aporte maior de sangue para a região da cabeça, do peito e do pescoço, áreas em que a mulher sente o calor intenso.
O fogacho geralmente tem duração de 4 minutos e pode acontecer diversas vezes ao longo do dia, começando de repente. Depois dessa onda de calor intenso, a mulher pode suar bastante ou sentir frio. Também pode manifestar aceleração dos batimentos cardíacos, dor de cabeça, tontura e enjoos.
Todos os sintomas que surgem quando a menopausa se aproxima estão relacionados com as alterações hormonais pelas quais a mulher passa. Por isso, é muito importante que ela tenha o acompanhamento ginecológico para que o especialista ajude a entender as suas necessidades e indique um tratamento personalizado. Afinal, esse momento é diferente para cada mulher.
De toda forma, existem algumas medidas que podem contribuir para ter um pouco mais de conforto e amenizar os fogachos. Veja a seguir o que você pode fazer.
Como o fogacho acontece por causa de uma alteração da temperatura do corpo da mulher, é importante evitar aquilo que possa estimular essa elevação. Então, é recomendado o uso de roupas leves, de preferência de algodão.
As peças de algodão deixam a pele respirar e facilitam o controle da temperatura. Dê preferência para elas ao longo de todo dia, mas principalmente para dormir, que é o momento em que as ondas de calor costumam se manifestar.
Lugares quentes, fechados ou abafados também podem favorecer o aumento da temperatura corporal, contribuindo para os fogachos. Então, é interessante evitar locais assim e preferir os ambientes com ar condicionado.
Quando precisar resolver alguma coisa fora de casa, vale optar pelos horários mais frescos, como o começo da manhã ou o final da tarde. Também vale ter consigo um ventilador portátil ou um leque, para ajudar a controlar o calor se o fogacho começar a se manifestar.
Quando o corpo começar a dar sinais das ondas de calor, procure tomar uma bebida refrescante, como limonada gelada ou água de coco, para controlar a temperatura do corpo.
Porém, não são indicadas bebidas estimulantes que contenham cafeína, por exemplo, nem bebidas alcoólicas. Além disso, procure beber bastante água ao longo do dia para manter a hidratação do organismo.
Explicamos que a menopausa também traz sintomas psicológicos, fazendo com que a mulher fique mais irritada, ansiosa ou estressada. Tudo isso pode contribuir para os fogachos, já que afeta os batimentos cardíacos e a circulação sanguínea. Portanto, podemos amenizar ou evitar os fogachos por meio da prática de atividades relaxantes.
É interessante investir, por exemplo, em yoga ou meditação, que ajudam a reduzir esses sintomas psicológicos. Também vale adotar um hobby para distrair a mente e praticar atividades físicas, pois elas reduzem o estresse e controlam o peso corporal, que costuma aumentar durante a fase de climatério.
Não podemos negar que os fogachos são muito desconfortáveis, mas a mulher pode passar pelo climatério de uma forma mais tranquila com medidas que ajudam a amenizar ou até mesmo evitar os sintomas da menopausa. Mas não se esqueça da importância de consultar o ginecologista para receber um tratamento personalizado e ter ainda mais qualidade de vida