Logo Clínica Rubens do Val

Não está na hora de ficar grávida? Entenda como funciona o implante contraceptivo Implanon

Atualizado em 27/09/2022
Tempo de leitura: 3 min.

O Implanon é um tipo de implante, ou chip contraceptivo, que é colocado no braço da mulher para liberar de forma gradativa hormônios que evitam a gravidez. Assim, evita a necessidade de tomar remédios todos os dias.

Hoje em dia, existem diversas alternativas de métodos contraceptivos para que a mulher tenha liberdade para planejar a maternidade para o melhor momento da sua vida. Uma das opções disponíveis é o Implanon, um tipo de implante contraceptivo.

Esse é um método que já foi liberado aqui no Brasil, há mais de 10 anos, e reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por isso, nós vamos conversar um pouco sobre ele para esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto.

Continue lendo e conheça mais essa alternativa de método contraceptivo para que você possa planejar a sua gravidez da melhor forma.

O que é o Implanon?

O Implanon é um método contraceptivo de longa duração. Ele também pode ser chamado de implante contraceptivo ou chip anticoncepcional.

Tem formato de um pequeno bastão com cerca de 2 mm de diâmetro e 4 cm de comprimento, mais ou menos o tamanho de um palito de fósforo. Contém etenogestrel, uma progesterona sintética. 

Como esse método contraceptivo funciona?

Uma vez que o chip anticoncepcional é implantado na mulher, ele libera aos poucos o hormônio no organismo. Assim, não é preciso se preocupar em tomar o remédio todos os dias, por exemplo. O Implanon libera o hormônio na medida certa e de forma gradativa por até 3 anos, o que varia de acordo com o organismo de cada mulher. 

O hormônio impede a liberação dos óvulos e altera as características do muco cervical, fazendo com que ele fique mais espesso. Isso dificulta a motilidade dos espermatozoides para que não haja fecundação.

Como o Implanon é colocado?

A inserção do Implanon é feita de uma forma muito simples. O procedimento precisa ser realizado por um médico especializado e pode ser feito no próprio consultório ou em uma clínica.

É aplicada anestesia local, por isso, a implantação é rápida e indolor. O implante é colocado no braço da mulher, sendo preferível que ela esteja no período menstrual. É utilizada uma agulha especial para implantar o contraceptivo, que fica localizado abaixo da pele.

O implante contraceptivo é mesmo seguro?

O chip anticoncepcional é considerado como um dos métodos contraceptivos mais seguros disponíveis atualmente. Sua eficácia consegue ultrapassar os 99%, por isso, é um grande aliado para que a mulher possa planejar a gestação.

Além disso, como dito, o hormônio é liberado de forma contínua na corrente sanguínea e na medida certa. Então, não existe o risco de acabar esquecendo a proteção, como costuma acontecer com o uso das pílulas anticoncepcionais.

Existe alguma contraindicação ao Implanon?

Como acontece com outros métodos contraceptivos, o Implanon também apresenta algumas contraindicações, como para mulheres que têm hipersensibilidade ao etonogestrel, histórico de doenças hepáticas ou sangramento vaginal não diagnosticado.

O Implanon provoca efeitos colaterais?

Existe uma fase de adaptação ao Implanon, que pode durar cerca de 3 a 6 meses. O organismo estará se adaptando a sua nova condição, por isso, podem acontecer escapes de sangue fora do período menstrual ou irregularidade menstrual.

Quais são as vantagens de optar pelo Implanon? 

Os efeitos transitórios do Implanon são superados pelo grande benefício da sua alta eficácia para evitar a gravidez não planejada, e isso já começa nos primeiros dias depois de colocar o implante. Ele também tem uma longa duração, o que traz mais liberdade para o dia a dia da mulher. 

É uma boa alternativa para minimizar a quantidade de menstruação, ideal para quem tem um fluxo muito intenso e desconfortos causados, por exemplo, pela endometriose. Também ajuda a reduzir os sintomas da tensão pré-menstrual e as cólicas.

Não prejudica o sistema gástrico e, ainda, é uma boa alternativa para as mulheres que não podem usar os anticoncepcionais à base de estrogênio ou tem contraindicações para colocação do DIU. Além de ser um método facilmente reversível, então, a mulher pode planejar a gravidez da maneira como preferir.

Se você ainda tem dúvidas sobre como funciona o Implanon ou se deseja saber se essa alternativa é para você, converse com seu ginecologista. Assim poderá se aprofundar um pouco mais e conhecer opções para planejar a maternidade.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 22 / 02 / 24
DIU ou Implanon? Compreenda as diferenças e escolha o melhor método para suas necessidades. Opções de longa duração e reversíveis para seu planejamento familiar. Saiba mais!
Ler Mais
 | 03 / 01 / 24
Escolha o anticoncepcional certo! Converse com seu médico sobre opções além da pílula, como DIUs e implantes. Entenda os riscos e faça uma escolha segura para sua saúde.
Ler Mais
1 2 3 11
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:00 | 23/05/2024
magnifiercross