Logo Clínica Rubens do Val

Sinto dor ao amamentar. O que fazer para amenizar? 

Atualizado em 22/08/2023
Tempo de leitura: 3 min.

Sentir dor ao amamentar é natural apenas nos primeiros dias após o parto, quando a mulher está se habituando à nova rotina. Porém, quando o desconforto permanece, é preciso analisar o que está acontecendo de errado para que a mama não seja lesionada. O problema pode estar, por exemplo, na pega incorreta do bebê.

Muito se fala sobre a beleza do processo de amamentação, mas para algumas mulheres, em vez de ser um momento especial junto do bebê, acaba sendo doloroso e cheio de dúvidas. Isso porque muitas mães sentem dor na hora de amamentar.

Esse problema pode estar relacionado a diferentes fatores, e neste artigo você vai descobrir quais são eles.  Continue lendo para entender o que causa dor ao amamentar e veja como prevenir o desconforto.

É normal sentir dor na hora de amamentar?

Desde o início da gravidez, a mulher tende a sentir desconfortos em suas mamas. Várias adaptações estão acontecendo e as mamas estão se preparando para produzir leite.

Após o parto inicia o momento de apojadura, quando o corpo da mulher começa a produzir o colostro, que é o primeiro leite, muito importante para garantir a saúde do bebê.

Por causa de mais essas mudanças significativas, é natural que nos primeiros cinco dias a mulher sinta um pouco de dor na hora de amamentar. Mas quando o problema se estende, é importante observar o que pode estar causando o desconforto.

O que pode causar dor ao amamentar?

A principal causa da dor ao amamentar é a pega incorreta. Quando o bebê não pega corretamente a mama, a sucção tende a machucar o mamilo, fazendo com que a amamentação seja dolorosa.

O correto é que o bebê esteja posicionado junto ao corpo da mãe. Ele deve abocanhar a aréola também. A boca precisa estar aberta e os lábios voltados para fora. A bochecha deve estar cheia, o queixo encostado na mama e as narinas livres para a respiração.

Outros fatores que também podem causar a dor ao amamentar são:

  • ingurgitamento mamário (leite empedrado);
  • mastite (inflamação das mamas);
  • infecção nos mamilos;
  • dermatite na mama.

O bebê também pode confundir o seio materno com outros bicos, como o da chupeta. Nesse caso, a tendência é apertar demais ou morder durante a amamentação, o que causa a dor e pode machucar o mamilo.

Como evitar a dor ao amamentar?

A principal medida para evitar a dor ao amamentar é garantir a pega correta do bebê. A cartilha sobre aleitamento materno desenvolvida pelo Ministério da Saúde apresenta a técnica de amamentação, além de outras informações importantes que podem ajudar a evitar problemas na hora de amamentar.

Quando as mamas ficam cheias demais, antes de amamentar, faça uma massagem e retire um pouco de leite por meio de ordenha para facilitar a pegada.

Praticar a amamentação em livre demanda também ajuda a reduzir a força na hora da sucção.

É importante escolher sutiãs de materiais confortáveis e com alças largas, que garantam a sustentação sem apertar demais, para evitar a obstrução dos ductos mamários.

Manter os seios secos é fundamental para que não haja proliferação de fungos.

As mamas devem ser lavadas apenas com água, evitando produtos que possam causar o ressecamento da pele.

Se a mama já estiver machucada, é fundamental procurar a ajuda do ginecologista para entender o que pode ser feito para tratar o problema.

Em caso de dúvidas, ou se a dor ao amamentar continuar, converse com o especialista. As instruções do profissional ajudam a trazer mais tranquilidade no aleitamento, para você aproveitar esse momento especial de ligação entre mãe e bebê. 

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 27 / 02 / 24
Descubra as melhores opções de contracepção durante a amamentação, incluindo pílulas específicas, DIU de progestina e preservativos. Saiba mais!
Ler Mais
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
09:42 | 17/04/2024
magnifiercross