Logo Clínica Rubens do Val

Conheça a Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

Atualizado em 15/02/2022
Tempo de leitura: 2 min.

A doença inflamatória pélvica (DIP) é uma infecção na vagina, que progride e afeta diretamente o útero, as trompas e os ovários, se espalhando por boa parte da região pélvica. Causada por bactérias da vagina, transmitidas durante a relação sexual, seu surgimento é muito comum em mulheres que apresentam vaginose bacteriana. 

A inserção do DIU (dispositivo intrauterino), biópsia interna do útero, e a curetagem também podem causar o problema. Geralmente, as mais propensas ao problema são as mulheres sexualmente ativas, e as adolescentes. Conheça quais são o tratamento e prevenção da DIP!

Diagnóstico e Sintomas

Quando existem sinais de DIP, o ideal é consultar imediatamente o médico ginecologista para um diagnóstico correto e indicação do tratamento adequado. Em casos mais sérios, será necessária a internação hospitalar para a aplicação de antibiótico via venosa.       

Os sintomas aparecem ao final do período menstrual, ou durante dias posteriores a ele. Em algumas mulheres, o primeiro sintoma é uma leve e moderada dor na parte inferior do abdômen.    

Outros sintomas incluem:

  • Dores durante a relação sexual;
  • Dores nas costas;
  • Sangramento vaginal irregular;
  • Corrimento;
  • Febre, fadiga e vômito.

Tratamento e Prevenção 

O objetivo do tratamento da DIP é justamente curar a infecção antes que ela provoque danos maiores aos órgãos reprodutores femininos. Inicialmente, são indicados antibióticos via oral ou venosa, por cerca de duas semanas. O médico também poderá prescrever repouso, uma pausa nas relações sexuais e a retirada do DIU. Quando tratada de maneira correta, a doença é eliminada sem deixar futuras sequelas.

Para se proteger da doença inflamatória pélvica, mesmo que a mulher utilize outros métodos para não engravidar, o uso de preservativos é fundamental. Além disso, é preciso manter relações sexuais apenas com um parceiro que não tenha nenhuma doença sexualmente transmissível.     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 19 / 04 / 22
Cisto no ovário ou cisto ovariano é uma bolsa de líquido formada no ovário, que acomete mulheres de todas as idades. Entenda melhor e saiba como tratar!
Ler Mais
 | 30 / 03 / 22
Flatos vaginais são gases que saem pela vagina durante o ato sexual. No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse assunto. Confira!
Ler Mais
1 2 3 13
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

Clínica Rubens Do Val 2022 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross
× Como posso te ajudar?