Índice
Atualmente, o laser mais utilizado é o de CO2 que serve para o tratamento da atrofia genital do climatério. As mulheres climatéricas, pela falta de hormônio, têm um ressecamento e um estreitamento vaginal. O laser de CO2 age nesse ressecamento e no colágeno que está em volta da vagina melhorando tanto a elasticidade como a lubrificação.
O laser também é usado em tratamento de incontinência urinária. Você faz laser de CO2 parauretral dos dois lados e consegue uma melhora do problema. Porém, apenas em casos mais leves, pois o laser pode não resolver em casos mais acentuados, sendo necessário o tratamento cirúrgico.
O laser de CO2 também é usado na aplicação vulvar, levando a uma melhora do colágeno, uma rigidez maior dos grandes lábios e tornando a vagina um pouco mais rígida, principalmente na mulher já menopausada.
Além disso, também é possível fazer o clareamento dessa vulva com laser, ou seja, o laser remove os melasmas vulvares, manchas escuras que dão ao redor da vulva.
Uma das grandes vantagens do laser é o tratamento do HPV, das neoplasias intraepiteliais cervicais (NIC), das neoplasias intraepiteliais vaginais (NIVA) e das verrugas vulvares, deixando cicatrizes menores.