Logo Clínica Rubens do Val

Atraso menstrual: devo me preocupar?

Atualizado em 19/07/2023
Tempo de leitura: 2 min.

A menstruação pode ficar atrasada por causa de diferentes fatores, que vão desde as condições psicológicas da mulher até uma possível gravidez. Por isso, nem sempre é motivo para se preocupar, mas o ideal é observar a presença de mais sintomas e buscar a ajuda de um ginecologista para esclarecer as dúvidas.

Apesar de a menstruação causar desconforto para as mulheres, é comum que elas fiquem preocupadas quando ocorre um atraso. Afinal, menstruar regularmente é um indicativo da saúde do organismo feminino.

Quando a menstruação atrasa, é preciso ter atenção porque pode ser apenas uma situação corriqueira ou algo que precisa de ajuda especializada. Veja a seguir alguns fatores que podem causar o atraso da menstruação e descubra que nem sempre é preciso se preocupar.

O que causa atraso na menstruação?

É difícil garantir que o organismo da mulher funcione com 100% de precisão. Alguns fatores podem provocar alterações nos hormônios e alterar a ovulação, assim como o período de sangramento.

Por isso, não é preciso gerar um grande alarde quando a menstruação atrasa, mas é importante observar o que acontece, se o atraso menstrual vem seguido de outros sintomas e quais são eles.

Quando há um atraso muito longo, é importante procurar o ginecologista para entender o que pode estar acontecendo. De toda forma, veja a seguir o que pode causar esse atraso.

Alterações psicológicas

O estado psicológico da mulher influencia na produção de hormônios. A tensão gerada pelo estresse, por exemplo, afeta a porção do cérebro que regula o ciclo menstrual. Por isso, a mulher estressada pode ficar com a menstruação desregulada. A ansiedade e os quadros depressivos podem promover o mesmo efeito.

Problemas ginecológicos

A síndrome do ovário policístico, os miomas uterinos, a menopausa e a peri-menopausa precoce são algumas condições ginecológicas que também afetam de forma direta o ciclo menstrual da mulher. Sendo assim, na presença delas, podem ocorrer alguns atrasos.

Condições clínicas em geral

Até mesmo a saúde geral da mulher tende a influenciar o seu ciclo menstrual devido ao impacto na produção de hormônios. Problemas na tireoide, diabetes, doença celíaca e o excesso de peso corporal são algumas dessas condições clínicas gerais que interferem na menstruação e podem deixar a mulher preocupada com os atrasos.

Não podemos esquecer, é claro, que a gravidez tem como principal sintoma o atraso da menstruação. Assim, é importante observar o tempo desse atraso e a presença de outros sintomas. Em caso de dúvidas, sempre consulte o ginecologista da sua confiança.

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta
 TAGS:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 | 30 / 04 / 24
Saiba como o DIU pode influenciar seu ciclo menstrual. Descubra possíveis mudanças no fluxo e duração da menstruação. Clique aqui e saiba mais!
Ler Mais
 | 16 / 04 / 24
Descubra como o estresse afeta diretamente o ciclo menstrual, desencadeando desequilíbrios hormonais e irregularidades. Saiba mais!
Ler Mais
1 2 3 11
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta
Clínica Rubens Do Val © 2024
| Desenvolvido por Surya Marketing Médico.
Site atualizado em:
07:20 | 23/05/2024
magnifiercross