Logo Clínica Rubens do Val

Os conceitos mais modernos de Reposição Hormonal

Atualizado em 08/06/2022
Tempo de leitura: 2 min.

A reposição hormonal é indicada para algumas pacientes que estão entrando na menopausa.

Qual o melhor hormônio de reposição?

O melhor hormônio para repor é aquele que a paciente consegue obter bom resultado com ele, é como se fosse uma chave-fechadura. Para cada paciente existe um tipo de hormônio ou um jeito de fazer a reposição.

Quem deve fazer a reposição hormonal

Na verdade, existem pacientes que passam pela menopausa e entram no climatério sem qualquer necessidade de reposição hormonal, ou seja, elas acabam não tendo perda de massa óssea, irritabilidade, fogacho, ressecamento vaginal, apenas uma alteração discreta na pele.

Nessas pacientes, apenas é feito um tratamento a partir da reposição do colágeno e indicação de creme para a pele.

Já as paciente sintomáticas, seja com pouco ou muito sintoma, a reposição será necessária.

Há risco de câncer na reposição hormonal?

Hoje em dia, com as medicações resistentes, terapias feitas e acompanhamentos, o risco de câncer é muito baixo.

Porém, há sempre necessidade de tomar bastante cuidado com a mama, ou seja, pacientes com lesões pré-neoplásicas e lesões na mama não devem ser submetidas à reposição hormonal. E também, tomar cuidado com o endométrio porque o estrogênio e a terapia podem desencadear o câncer do endométrio. Fazendo tudo bem feito é difícil acontecer isso.

Dentre as pacientes assintomáticas, devemos tomar muito cuidado com perda de massa óssea para não deixar o organismo sem hormônio e com sarcopenia que é uma coisa muito comum nessa idade, sendo necessário recorrer à atividade física.

Quem não deve tomar hormônio?

É importante tomar bastante cuidado quando se trata de pacientes com riscos de fenômenos tromboembólicos e pacientes com risco aumentado de câncer de mama e endométrio. Nesses casos, o Dr. Rubens do Val nunca recomenda a reposição hormonal.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário e até o próximo post!

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia
RQE: 17385 - Ginecologia

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

 | 26 / 09 / 23
Descubra de que maneira os exercícios físicos podem influenciar o tratamento da menopausa e se eles realmente auxiliam no controle dos sintomas.
Ler Mais
 | 20 / 09 / 22
Descubra como minimizar os fogachos, ondas de calor que acontecem durante a menopausa, para que você tenha mais qualidade de vida nessa fase. 
Ler Mais
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.
Responsável técnico: Dr. Rubens Do Val | CRM: 58764
RQE: 17384 - Obstetrícia | 17385 - Ginecologia
Agende sua consulta

Clínica Rubens Do Val 2023 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

Site atualizado em:
15:21 | 27/02/2024
magnifiercross