Ressecamento vaginal, por que acontece?

O que causa o ressecamento vaginal?

O ressecamento vaginal ocorre depois da parada da menstruação, quando o nível de estrogênio produzido nos ovários deixa de existir ou abaixa muito e a região genital passa por um ressecamento por falta desse hormônio.

Isso causa uma perda da elasticidade vaginal e também uma perda da lubrificação.

Jovens com ressecamento vaginal

Muitas vezes chegam algumas pacientes mais jovens reclamando de ressecamento vaginal. Normalmente, esses casos estão associados a alguma infecção vaginal, seja por fungo, bactéria ou pelo uso prolongado de progestágeno.

Isso é bastante fácil de tratar e totalmente diferente do ressecamento vaginal da paciente climatérica.

O ressecamento pode atingir a parte externa da vagina?

Sim, logicamente pode atingir a vulva e os pequenos lábios. Também ocorre uma atrofia nessas regiões.

Ressecamento vaginal x Sexo

A atrofia causa nas pacientes uma dificuldade muito grande na hora de ter uma relação sexual, porque elas costumam sentir bastante dor e acabam fugindo do sexo.

Muitas vezes, as pacientes chegam ao consultório se queixando de diminuição da libido, mas o que acontece na verdade é o medo da dor, não tendo relação com a libido.

Tratamento para ressecamento vaginal

O tratamento é feito à base de reposição hormonal, seja sistêmica ou local. Também existe a possibilidade de realizar a terapia com laser, sendo bastante comum atualmente. O laser de CO2 traz uma grande melhora para a mucosa e para o colágeno. Melhora o colágeno melhorando a elasticidade, e melhora a mucosa melhorando a lubrificação.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário e até o próximo post!

catorze − oito =