Logo Clínica Rubens do Val

Ressecamento vaginal, por que acontece?

Atualizado em 27/10/2021
Tempo de leitura: < 1 min.

O que causa o ressecamento vaginal?

O ressecamento vaginal ocorre depois da parada da menstruação, quando o nível de estrogênio produzido nos ovários deixa de existir ou abaixa muito e a região genital passa por um ressecamento por falta desse hormônio.

Isso causa uma perda da elasticidade vaginal e também uma perda da lubrificação.

Jovens com ressecamento vaginal

Muitas vezes chegam algumas pacientes mais jovens reclamando de ressecamento vaginal. Normalmente, esses casos estão associados a alguma infecção vaginal, seja por fungo, bactéria ou pelo uso prolongado de progestágeno.

Isso é bastante fácil de tratar e totalmente diferente do ressecamento vaginal da paciente climatérica.

O ressecamento pode atingir a parte externa da vagina?

Sim, logicamente pode atingir a vulva e os pequenos lábios. Também ocorre uma atrofia nessas regiões.

Ressecamento vaginal x Sexo

A atrofia causa nas pacientes uma dificuldade muito grande na hora de ter uma relação sexual, porque elas costumam sentir bastante dor e acabam fugindo do sexo.

Muitas vezes, as pacientes chegam ao consultório se queixando de diminuição da libido, mas o que acontece na verdade é o medo da dor, não tendo relação com a libido.

Tratamento para ressecamento vaginal

O tratamento é feito à base de reposição hormonal, seja sistêmica ou local. Também existe a possibilidade de realizar a terapia com laser, sendo bastante comum atualmente. O laser de CO2 traz uma grande melhora para a mucosa e para o colágeno. Melhora o colágeno melhorando a elasticidade, e melhora a mucosa melhorando a lubrificação.

O que achou do conteúdo de hoje? Deixe seu comentário e até o próximo post!

Dr. Rubens do Val | Clínica Rubens do Val

Dr. Rubens Do Val

A Clínica Rubens do Val atua há mais de 50 anos nas especialidades Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, mantendo uma tradição familiar de dedicação e comprometimento com a saúde.
Agende sua consulta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Confira algumas perguntas feitas pelos usuários do Instagram e Facebook sobre endometriose, nic, coletor menstrual, gravidez, etc.
Ler Mais
 | 22 / 01 / 20
Veja quais as utilidades do tratamento a laser na ginecologia. Você sabia que ele pode ser usado no climatério? Confira!
Ler Mais
Atenção: O site https://clinicarubensdoval.com.br/ é uma fonte para melhorar o acesso dos pacientes às informações. Não deve ser utilizado como um substituto do diagnóstico completo e preciso de uma consulta médica.

Clínica Rubens Do Val 2022 | Desenvolvido por Surya Marketing Médico.

magnifiercross
× Agende sua consulta